Monte Everest
O Monte Everest está situado no continente asiático, na cordilheira do Himalaia (fronteira do Nepal com o Tibet). Em função da altitude, o cume desta montanha permanece coberto por gelo durante o ano todo.
O nome do monte é uma homenagem a George Everest (topógrafo da Índia), primeiro homem a estabelecer sua altitude e posição. Este fato ocorreu em 1841 e a montanha foi batizada, primeiramente, com o nome de Pico XV.
O Everest é a montanha que mais desafia os alpinistas, pois representa uma grande dificuldade. Vários alpinistas já morreram ao tentar chegar ao cume da montanha. Mesmo com planejamento, preparo físico e treinamento, a subida apresenta diversas dificuldades: ar rarefeito (baixa quantidade de oxigênio), frio extremo e avalanches de neve.
No dia 29 de maio de 1953, a expedição anglo-neozelandesa, comandada por John Hunt atingiu o cume do Everest pela primeira vez na história.
Curiosidades:
- 1841: o coronel George Everest, topógrafo-geral na Índia, nomeia temporariamente a montanha como Pico XV.
- 1852: cálculos da Great Trigonometrical Survey levam a concluir ser a montanha mais alta da Terra.
- 1921: primeira expedição britânica para o Everest.
- 1924: a 8 de junho, George Mallory e Andrew Irvine partem rumo ao pico e desaparecem na neblina. Nunca se soube se chegaram ao topo ou não.
- 1953: na manhã de 29 de maio, o apicultor neozelandês Edmund Hillary e o sherpa Tenzing Norgay chegam ao cume.
- 1975: Junko Tabei é a primeira mulher a escalar o Everest
- 1995: Waldemar Niclevicz e Mozart Catão são os primeiros brasileiros a atingir o cume do Everest, às 11h22 do dia 14 de maio.
- 1996: maior número de alpinistas mortos num só ano: dezenove.
- 1999: o corpo de Mallory é encontrado com objetos pessoais mas sem a foto da esposa, que prometera deixar no pico.
- 1999: em 18 de Maio, João Garcia é o primeiro português a atingir o pico (e sem recursos a oxigênio suplementar), e pela Face norte. Durante a descida o seu colega de escalada e grande amigo, o belga Pascal Debrouwer, caiu numa ravina e faleceu, e João Garcia sofreu queimaduras no corpo. Foi internado num hospital de Saragoça, em Espanha, onde lhe amputaram alguns dedos das mãos e pés.
- 2005: em junho, a dupla de amigos e alpinistas brasileiros Rodrigo Raineiri e Vitor Negrete, escalam o Monte Everest, porém Rodrigo chega a 8.200m (sem auxílio de oxigênio suplementar) e sabiamente retorna, já Vitor chega ao cume pela face norte (com auxílio de oxigênio), e encontra-se no cume com a dupla de brasileiros Waldemar Niclevicz eGustavo Irivan Burda, que escalaram a montanha pela face sudeste (via clássica nepalesa);
- 2006: em maio, Rodrigo Raineri sofre uma grande perda, seu melhor parceiro, e amigo por 18 anos,Vitor Negrete, faleceu na descida do Monte Everest, após ter atingido o cume sem o uso de oxigênio suplementar. Ana Elisa Boscarioli torna-se a primeira brasileira a escalar o Everest pela face sudeste (via clássica nepalesa).
- 2008: em maio, os brasileiros Eduardo Keppke e Rodrigo Raineri conseguiram chegar ao topo do monte Everest.
- 2010: em 17 de Maio, o português Ângelo Felgueiras tornou-se o segundo português a alcançar o cume do Everest.
- 2010: em 17 de Maio, o brasileiro Manoel Morgado alcança o cume às 8 da manhã.
- 2010: em 22 de Maio, o norte-americano Jordan Romero aos 13 anos, é o mais jovem alpinista a chegar ao topo do Everest.
- 2010: em 23 de Maio, às 8h40min, a guatemalteca Andrea Cardona se torna a primeira mulher centro americana a conquistar o topo do monte Everest.
Nenhum comentário:
Postar um comentário